50 anos separam os dois. Pode parecer que pouco se evoluiu, mas é necessário se lembrar que nem toda evolução é progresso. Portanto, nem toda evolução é aparente, pode ser evidenciada.
O Dash 80 do vídeo foi o protótipo do B707, aeronave criada na década de 1950 para convencer as companhias aéreas que o avião a jato era seguro e rentável suficiente para substituir os turbohélices e aviões à pistão.
Pensado a princípio para ser um avião de uso militar, de carga e reabastecimento, o KC135 foi convertido para o Dash 80.
Sua autonomia é de 5700 milhas náuticas (pouco mais de 10000 km), a 815km/h, levando mais de 200 passageiros. Como podem ver no vídeo, em comparação com o B777, ele é mais estreito e curto, além de muito mais barulhento e ineficiente (um B777 tem autonomia de mais de 13000km a 950km/h). Porém não existiria um 777 se não houvesse um 707.
Seu uso hoje não é permitido na maioria dos centros urbanos por causa do seu barulho, apesar de ainda ser bravamente imprescindível em aeroportos da América do Sul e África, principalmente como cargueiros.
Alguns B707 brasileiros protagonizaram grandes acidentes. O mais memorável e misterioso foi o do cargueiro prefixo PP-VLU, que sumiu na costa japonesa em 1979 após decolar, sem deixar qualquer vestígio, vitimando sua tripulação. Saiba mais no blog do Sergio Chimelli
foto: www.airliners.net
Outro, tão trágico, foi de outro cargueiro (707-349C) prefixo PT-TCS, da Transbrasil, que caiu na aproximação oeste de Guarulhos em março de 1989, matando 21 pessoas (tripulação mais moradores da favela onde caiu).
foto: www.britmodeller.com
Este B707 PT-TCS havia sido operado por mais de 20 operadoras diferentes ao redor do mundo durante seus 23 anos de vida (da El Al, de Israel a Lybian Arab, do Líbano), além de ter sido utilizado para as filmagens externas de "Airport", famoso triller de suspense dirigido por George Seaton e estrelado por Burt Lancaster, Dean Martin, Jean Seberg, Jacqueline Bisset e George Kennedy em 1970.
Incidente insólito mesmo foi com o B707 prefixo PT-TCP, também da Transbrasil. Pouco antes da aproximação a Guararapes-PE, um dos quatro reatores apagou, forçando a tripulação a pousar com apenas os outros três. Porém, ao procurarem a causa do desligamento do motor não acharam. Justamente porque o motor não estava mais lá, havia caído numa fazenda do município de Moreno-PE, 25km de distância do Aeroporto.
A excentricidade do fato se agrava pela forma que o próprio avião se trasladou somente com os motores restantes entre Guararapes e Brasília, onde encontraria condições de ser reparado. Como Guararapes é um aeroporto internacional e tem uma pista de 3300m, a decolagem deve ter ocorrido com tensão moderada por parte da tripulação. Se fosse em qualquer outro aeroporto no NE a mesma seria muito mais arriscada.
A excentricidade do fato se agrava pela forma que o próprio avião se trasladou somente com os motores restantes entre Guararapes e Brasília, onde encontraria condições de ser reparado. Como Guararapes é um aeroporto internacional e tem uma pista de 3300m, a decolagem deve ter ocorrido com tensão moderada por parte da tripulação. Se fosse em qualquer outro aeroporto no NE a mesma seria muito mais arriscada.
Leia mais sobre esse incidente no excelente blog do Lito
foto: www.avioesemusicas.com
Ainda houve outro triste acidente envolvendo um B707 brasileiro (Varig, PP-VJK) na Costa do Marfim, mas esse eu deixo para o Lito contar com riqueza de detalhes: http://www.avioesemusicas.com/aviacao/pp-vjk/
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