29 de set. de 2011

Opala do dia - 25


Esse post é longo, porém precioso.

Em 1934 Paul Satko perdeu seu emprego como soldador e mecânico em Richmond, Virginia. Como muitos outros americanos naquele momento, ele procurou em vão por um emprego para sustentar sua esposa, Mollie, e seus vários filhos. Ouviu então que o governo federal oferecia 40 mil metros quadrados em lotes no Vale de Matanuska, no território do Alasca, e decidiu que ele, sua esposa e dois de seus filhos mais velhos poderiam criar uma fazenda de 160 acres.


Satko, um veterano do Corpo de Fuzileiros Navais, que já havia viajado à China, Filipinas e Havaí, decidiu construir um barco. No entanto, ao invés de navegar a partir de um porto da costa leste e depois para o Alasca, decidiu transportá-lo por todo o país e depois lançá-lo em um porto da costa oeste. Baseando-se em um chassi de caminhão com as rodas traseiras, ele soldou a estrutura de aço de nove metros de altura do barco de 40 metros de comprimento, recolhendo qualquer material de sucata que poderia encontrar. Para rebocar o barco, ele usou outro chassi de caminhão, depenado, re-alimentando-o com um motor Buick 1926 - 75hp, 275-cu.in., válvulas no cabeçote e seis cilindros. No início de 1938, ele, Mollie, e sete de seus nove filhos partiram de Richmond para Tacoma, Washington, atraindo a atenção por todo o caminho. O barco ganhou o apelido de "Arca de Juneau".
 
Em novembro daquele ano Satko retomou a construção do barco, terminando o resto do casco de duas polegadas de espessurae o pintando de amarelo. Ele encheu o fundo da Arca com cimento para forçá-lo a tirar mais água e, portanto, permanecer mais estável ​​na água. Continuou alimentado pelo mesmo motor Buick 6 em linha que ele usou para atravessar todo o país. Em meados de abril de 1940, depois de investir cerca de US $ 2.000 e três anos de seu tempo, ele terminou a Arca e zarpou para o norte.






Após uma breve parada em Anacortes, Washington, onde a Guarda Costeira se recusou a permitir a a navegação da Arca, o Satkos, sob a cobertura da escuridão, adentrou às águas canadenses antes da Guarda Costeira poder alcançá-los. Dois meses depois, eles chegaram ao Juneau, embora nunca foram capazes de obter as parcelas de 40 acres que motivou sua jornada. Após a guerra, a maioria da sua família voltou para Richmond. Partes da Arca permanecem encalhadas perto de Juneau até hoje, de acordo com o Empire Juneau. Paul Satko morreu em 1957.


Mas, mesmo com o fim da saga de Satko, o inusitado persiste.

Michael Sean Sullivan, que pesquisa a história de Satko , acredita ter documentado o lugar de descanso final do motor 6 cilindros do Buick 1926, que acompanhou Satko durante toda sua viagem.
No processo de elaboração de um documentário para uma rádio sobre os Satkos, Michael e seu colega Dominic Preto, visitaram Eagle Harbor , perto de Juneau, e em uma praia se depararam com um extremamente resistível motor seis cilindros, que segue muitas das características de um motor de Buick 1926: válvulas no cabeçote, quatro mancais e a mesma forma geral de acessórios. Michael disse que ele e Dominic têm quase certeza de que o motor é realmente de Paul Satko - afinal, quantos motores Buick 1920 se pode esperar encontrar ao longo da praia justamente na região onde desembarcou Satko?




Fonte: Hemmings

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