O primeiro Opala
Supostamente, entre seu período de testes e o início de sua produção foram confeccionados à mão (na linha de produção, porém sem as rotinas da linha), uma incerta quantidade de Opalas para apresentação interna.
Apesar da má qualidade das imagens, é possível inferir que a suspensão traseira ainda não havia encontrado sua altura ideal, degrau superado no lançamento. Porém, alguns detalhes apontam ser este o exemplar mais próximo do modelo definitivo, como a posição dos retrovisores, as calotas, a grade definitiva (uma incógnita que o acompanhou até a véspera da produção) etc.
Como muitos sabem, ao contrário de outras indústrias automotivas nacionais, a General Motors do Brasil nunca comercializa ou doa seus protótipos. Ao contrário, os guarda e, depois de um determinado tempo, os destrói. Fato dado como certo ao se questionar a destinação de modelos de valor histórico, como o citado.
Porém, para toda regra existem exceções. Há seis meses, após a GMB decidir não erigir seu próprio Museu, foi divulgada, por meio do blog Carro Cultura, a compra de um dos exemplares que a GMB havia cedido em comodato ao Museu da Ulbra, simplesmente o último Opala produzido. Que, na verdade, foi produzido em parte, para filmagem do vídeo de despedida, em 16 de abril de 1992; pois foi encostado num galpão da fábrica semi-terminado, com peças faltantes no portamalas. Este exemplar foi comprado em leilão da GMB pelo seu próprio Vice-Presidente, José Carlos Pinheiro Neto.
Não obstante, outro Opala, supostamente modelo '70 (pela posição do retrovisor), também foi vendido no mesmo leilão para um dono de concessionária Chevrolet da Zona Norte de SP:
Seria este o primeiro Opala, feito à mão?
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Em tempo (01/11/2011 - 13h00): segundo informação do Filipe Sonntag, via Lista de Discussão da Opala.com, que a recebeu do colega Buzian e que a ouviu ou leu do próprio Luiz Fanfa, ex-Diretor da GMB, este carro acima não é o primeiro Opala. Ele foi doado à GMB com a finalidade de ser exposto no finado Museu Chevrolet possivelmente na década de 1980.
O Filipe enviou foto tirada em 1995, em São Lourenço, em que aparece exposto o carro em questão. Em 1995 (até 2002) a GMB sonhava com seu museu e patrocinava encontros de carros antigos como o de Serra Negra, São Lourenço etc.
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