1 de nov. de 2011

Opala do dia - 30 - o primeiro

 O primeiro Opala

 Supostamente, entre seu período de testes e o início de sua produção foram confeccionados à mão (na linha de produção, porém sem as rotinas da linha), uma incerta quantidade de Opalas para apresentação interna.

Conforme publicado na Revista Panorama, a propósito da divulgação do Projeto 676, este exemplar das fotos trata-se do primeiro desses manufaturados.
Apesar da má qualidade das imagens, é possível inferir que a suspensão traseira ainda não havia encontrado sua altura ideal, degrau superado no lançamento. Porém, alguns detalhes apontam ser este o exemplar mais próximo do modelo definitivo, como a posição dos retrovisores, as calotas, a grade definitiva (uma incógnita que o acompanhou até a véspera da produção) etc.


Como muitos sabem, ao contrário de outras indústrias automotivas nacionais, a General Motors do Brasil nunca comercializa ou doa seus protótipos. Ao contrário, os guarda e, depois de um determinado tempo, os destrói. Fato dado como certo ao se questionar a destinação de modelos de valor histórico, como o citado.

Porém, para toda regra existem exceções. Há seis meses, após a GMB decidir não erigir seu próprio Museu, foi divulgada, por meio do blog Carro Cultura, a compra de um dos exemplares que a GMB havia cedido em comodato ao Museu da Ulbra, simplesmente o último Opala produzido. Que, na verdade, foi produzido em parte, para filmagem do vídeo de despedida, em 16 de abril de 1992; pois foi encostado num galpão da fábrica semi-terminado, com peças faltantes no portamalas. Este exemplar foi comprado em leilão da GMB pelo seu próprio Vice-Presidente, José Carlos Pinheiro Neto.

 
Fonte: #carrocultura

Não obstante, outro Opala, supostamente modelo '70 (pela posição do retrovisor), também foi vendido no mesmo leilão para um dono de concessionária Chevrolet da Zona Norte de SP:






Seria este o primeiro Opala, feito à mão?

****************

Em tempo (01/11/2011 - 13h00): segundo informação do Filipe Sonntag, via Lista de Discussão da Opala.com, que a recebeu do colega Buzian e que a ouviu ou leu do próprio Luiz Fanfa, ex-Diretor da GMB, este carro acima não é o primeiro Opala. Ele foi doado à GMB com a finalidade de ser exposto no finado Museu Chevrolet possivelmente na década de 1980. 


O Filipe enviou foto tirada em 1995, em São Lourenço, em que aparece exposto o carro em questão. Em 1995 (até 2002) a GMB sonhava com seu museu e patrocinava encontros de carros antigos como o de Serra Negra, São Lourenço etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário