2 de nov. de 2011

Orgulho e preconceito - 10


vídeo: MaCamp

O vídeo tem mais de tensos 8min.

Quem já rebocou carros, barcos ou traillers sabe que o grande desafio não é puxar, é freiar.
Quando se pisa no pedal e parece que o alicate tá cego, só resta duas coisas: tentar reduzir, moendo engrenagens, rolamentos e eixos ou trepar na alavanca do freio de estacionamento e girar o volante de direção para o lado contrário que o carro embicar. O resultado nunca é satisfatório.

Portanto, para evitar que pequenos deslocamentos causem grandes consequências, vale lembrar de algumas dicas:

- o reboque do quer que seja obedece uma relação de pesoXtorqueXnúmero de eixos. Verifique o peso máximo de reboque de seu carro, que varia conforme a capacidade do motor e o seu próprio peso. Na dúvida, divida o peso do carro por 2 e verifique se o peso do reboque dividido pelo número de eixos é menor ou igual;

- dê preferência às carretas e traillers que tenham sistema de freios a disco (instalação simples e barata). Caso o reboque não tenha freios próprios, o peso rebocado deve ser o mínimo possível;

- escolha sempre o caminho mais plano e menos sinuoso, mesmo que seja mais longo. Essa é uma regra bastante conhecida no meio ferroviário que cabe direitinho para o nosso caso;
- evite, ao máximo, estradas de terra como no vídeo. O comportamento do conjunto pode ser imprevisível;

- não se transporta ninguém no reboque. Além de ser ilegal, a suspensão do reboque não funciona como a suspensão de um carro, o que pode vir a se tornar uma viagem traumática para o passageiro de trás (igual aquele desenho do Mickey, Pateta e Donald, lembra?);

- a pressão dos pneus não deve ser constante se o peso da carreta variar. Isto é, seu comportamento ao andar descarrregada pode ser totalmente diferente se mantiver a mesma pressão do pneu de quando carregada, principalmente em trocas de pistas e curvas fechadas;

- a distância de frenagem, que geralmente não é pouca, aumenta muitíssimo com a inércia do reboque, mesmo que seu sistema de freio funcione direito e, por último mas não menos importante,

- não deixe de se aventurar, rebocar seu trailler, seu jipe, sua lanchinha, por causa dos perigos envolvidos. Prudência, conhecimento e bom senso dão conta de evitar qualquer incidente que possa ser causado pelo rebocamento. O ato de dirigir rebocando também é pedagógico para o aprendizado da direção defensiva do dia-a-dia. Tire o máximo proveito do carro e se torne um caramujo errante.

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