19 de dez. de 2011

Jumbotankers da Petrobrás II

classe 38


Baía de Santos

Em 1981 a Petrobrás encomendou seis embarcações ao Estaleiro Caneco, no Rio, para fazer navegação entre portos da costa (cabotagem). Portanto, esses tankers não precisariam ser jumbos como os que traziam pertróleo do oriente. Ao contrário, precisariam ser versáteis ao carregar o máximno de carga e atravessar os mais diferentes canais entre os portos brasileiros.

O primeiro entregue foi o Camocim (PPXZ) acima.


Dos seis encomendados, o primeiro estaleiro entregou três ao longo de 1986: Camocim, Caravelas e Carioca (bica d'água em Tupi). Outros três foram construídos pelo estaleiro Emaq e somente recebidos pela Petrobrás em 1990.


Apesar de idênticos na aparência e nas dimensões, os três últimos (Candiota, Carangola e Cantagalo) são superiores em equipamentos de navegação e qualidade de motores, bombas, válvulas e redes. Diferenças que se tornam mais evidentes na navegação em canais rasos e estreitos ou em eventual aproximação a plataformas.



Apesar destas dificuldades, o Camocim nunca foi palco de acidentes de grande monta ou que decorresse afastamento.


Em 2006 foi inaugurada uma quadra de futsal no convés do Camocim. Não conheço ninguém que tenha batido uma bola em em mar aberto, mas creio que seja possível com os porões abarrotados e a linha d'água para baixo do nível, em dia de mar flatting.




Este tópico é apenas um convite para visita à página de Navios Mercantes Brasileiros, bravamente mantida por Marcelo Machado Lopes da Silva e José da Silva

Fonte de fotos e dados: Navios Mercantes Brasileiros

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