27 de mar. de 2012

Aviônicos - 10 [brincando de controlador de vôo]


Não sei convercer ninguém da utilidade desse site, mas não conheço quem não fique embasbacado por pelo menos 5 minutos com a precisão de informações e multiplicidade de dados que são apresentados ao mesmo tempo e de maneiras diferentes.

Três aviões se cruzam no mesmo ponto, com claros 8000 pés de distância vertical um do outro. É possível acompanhar a velocidade de aproximação e a de cruzeiro e distinguir se a informação sobre o itinerário está correta. Nem sempre está.

Não deixa de ser uma brincadeira de controlador de vôo: quem pousa primeiro, o de Congonhas ou de Cumbica? Quanto tempo o avião precisa rodar sem destino até encontrar uma janela de pouso? O cargueiro sempre sofre mais para achar essa janela? Os vôos transatlânticos que saem do Chile e Argentina passam bem aqui em cima da minha cabeça!

Para alguns voyeurs pode virar uma atividade viciante, para outro, talvez, possa ser interessante para verificar se o avião que leva a sogra ou o cunhado decolou de verdade e acompanhar se pousará no longínquo destino com exatidão (sem garantia de volta).


Obs: este não é o único site de monitoria de aeronaves. Outros regionais monitoram as frequências de rádio das torres e mostram com maior exatidão a posição ou informam também as previsões de partidas e chegadas dos principais aeroportos:
(Rio, Guararapes e Belo Horizonte)
(Congonhas e Cumbica - tela de controle de vôo com rádio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário