16 de abr. de 2012

Aviônicos - 11 [Emirados Árabes]


Este é o tráfego aéreo cotidiano da região norte dos  Emirados Árabes Unidos. Além de ser um ponto estratégico para vôos entre ocidente e oriente/oceania, é uma das regiões que concentra o maior volume de aeronaves por espaço aéreo, superando a maioria dos países da Europa e muitas regiões dos Estados Unidos. Ao se comparar com a densidade demográfica, é muito fácil afirmar que seja a região com a maior concentração de aeronaves percapita do mundo.

 
Mas, além de uma amostragem quantitativa do seu espaço aéreo, outro fator destaca os céus dos emirados: as aeronaves que sobrevoam seu território são avis rara em muitos outros aeroportos ao redor do mundo, sendo mesmo inéditas em muitos países, como por aqui no Brasil.


Enquanto festejamos a recente vinda do Airbus A380 em demonstração, em Cumbica e Galeão (veja matéria do Lito), vários deles circundam Dubai chateadamente, aguardando autorização para pouso.

Ao contrário do uso de aviões jumbos em densos centros urbanos, como ocorre no Japão, principalmente entre Tokio e Sapporo, esses mesmos monstros servem pequenos trajetos, porém, ao invés de levarem centenas de pessoas, carregam poucas, com muito conforto. É uma situação bastante atípica, mesmo se comparada a outros países do oriente médio.



Mesmo os vôos domésticos mais banais são operados por aviões que no resto mundo realizam vôos transcontinentais. A Air France utiliza o mesmo modelo de avião para voar entre Dubai e Paris, no caso um 777-300, que a Emirates utiliza para fazer uma ponte aérea de 200 milhas para Doha, no Quatar. A classe econômica da Emirates, por exemplo, oferece o mesmo conforto da primeira classe que a American ou que a TAM oferece nos vôos entre EUA e Brasil, por exemplo.

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